Doença cardiovascular (DCV) é um termo usado para descrever distúrbios que podem afectar o coração (cardio) e/ou o sistema dos vasos sanguíneos (vascular) do organismo.

A maioria das doenças cardiovasculares reflectem condições crónicas – condições que se desenvolvem ou persistem durante um longo período de tempo. No entanto, algumas das consequências da doença cardiovascular podem ser doenças agudas, como ataque cardíaco ou AVC, que acontecem repentinamente quando um vaso que fornece sangue para o coração ou para o cérebro fica obstruido.

 

A forma mais comum do uso do termo DCV é referindo-se a doenças associadas à aterosclerose. Estas doenças acontecem mais frequentemente nos indivíduos que fumam, que têm pressão arterial alta, que têm níveis elevados de colesterol (particularmente colesterol LDL), que têm excesso de peso, que não praticam exercício físico e/ou que têm diabetes. As iniciativas de saúde pública centram-se na minimização de doenças cardiovasculares encorajando as pessoas a seguir uma dieta saudável, a evitar fumar, a controlar a pressão arterial, a reduzir os níveis de colesterol, a fazer exercício regularmente e, no caso dos diabéticos, a manter um bom controlo da glicose no sangue. Algumas das classificações da DCV são descritas do seguinte modo:

 

  • Doença cardíaca coronária (DCC) e doença arterial coronária (DAC) – doença dos vasos sanguíneos que fornecem sangue ao coração que pode levar a:
    • Angina – dor intensa no peito
    • Ataque cardíaco – enfarte do miocárdio
    • Insuficiência cardíaca congestiva

 

  • Doença cerebrovascular – doença dos vasos sanguíneos que fornecem sangue ao cérebro, que pode levar a:
    • Acidentes isquémicos transitórios (AIT) ou “mini AVC”
    • AVC

 

  • Doença Periférica Vascular – doença dos vasos sanguíneos que fornecem sangue aos braços e pernas, que pode levar a:
    • Claudicação – obstrução do fluxo de sangue nas artérias, causando dor
    • Gangrena – morte dos tecidos devido ao insuficiente fluxo sanguíneo

 

A Organização de Saúde Mundial estima que 17,5 milhões de pessoas morreram de DCV em 2005, representado 30% do total de mortes. Destes, 7,6 milhões aconteceram devido à doença cardíaca coronária e 5,7 milhões devido a AVCs. Uma vez que é uma causa de morte que se estende em todo o mundo, a doença cardiovascular é um foco de interesse internacional.

 

Há outras doenças que afectam o coração e outros vasos sanguíneos, incluindo as veias. O coração pode sofrer lesões devido a problemas que acontecem durante o seu desenvolvimento, a chamada doença cardíaca congénita. A lesão nas válvulas cardíacas pode ser consequência de infecções, a chamada endocardite. O músculo cardíaco pode sofrer lesões, quer lentamente (chamadas cardiomiopatias) ou mais rapidamente devido a inflamação (chamadas miocardites). Podem desenvolver-se coágulos de sangue nas veias (trombos), que podem separar-se e ir para outros órgãos (embolia). Os vasos sanguíneos podem sofrer lesões devido a inflamação, chamadas vasculites.


Última data modificada 14.01.2010

Nós aderimos aos princípios da charte HONcode da Fondation HON Nós aderimos aos princípios da carta HONcode.
Verifique aqui.