Cálcio

Também Conhecido como: Cálcio total; Cálcio ionizado
Nome formal: Cálcio
Testes relacionados: Vitamina D, Magnésio, Albumina, Phosphorus, PTH, CMP

O que vai ser analisado?

O cálcio é um dos minerais mais importantes do organismo. É essencial para a função correcta dos músculos, nervos e coração, e é necessário na coagulação sanguínea e na formação óssea. Cerca de 99% do cálcio encontra-se nos ossos, enquanto que o restante circula no sangue. Aproximadamente metade do teor de cálcio no sangue encontra-se na forma “livre” (não ligado a outras moléculas) e está, portanto, na forma metabolicamente activa. O restante encontra-se ligado à albumina e a outros componentes, e está, portanto, metabolicamente inactivo.

Existem dois testes que determinam a concentração de cálcio no sangue. O teste de cálcio total determina ambas as formas livre e ligada. O teste de cálcio ionizado determina apenas a forma livre, metabolicamente activa.

 

O organismo humano perde algum cálcio todos os dias, sendo este, através dos rins, filtrado do sangue e excretado pela urina. A determinação do teor de cálcio na urina utiliza-se para avaliar a quantidade de cálcio que tem sido eliminada pelos rins.

 

 

Como se obtém a amostra para análise?

A amostra de sangue é colhida de uma veia do antebraço. Se for solicitada uma amostra de urina, é preferível uma amostra de urina periódica.

 

É necessário algum teste de preparação para garantir a qualidade da amostra?

Não é necessário nenhum teste de preparação.


Última data modificada06.10.2010

Nós aderimos aos princípios da charte HONcode da Fondation HON Nós aderimos aos princípios da carta HONcode.
Verifique aqui.