O que vai ser analisado?
O ferro é necessário para ajudar a formar números adequados de glóbulos vermelhos normais, que transportam oxigénio para o organismo. O ferro é uma parte da hemoglobina, a proteína nos glóbulos vermelhos que leva oxigénio aos pulmões e liberta-o quando o sangue circula para outras partes do corpo. Os níveis baixos de ferro podem conduzir a anemia, na qual o corpo não tem glóbulos vermelhos suficientes. Outras condições podem fazer com que demasiado ferro se acumule no organismo. Esta situação pode provocar lesões em vários órgãos, incluindo o fígado, coração e pâncreas.
O ferro é absorvido a partir dos alimentos e transportado pelo organismo pela transferrina, proteína produzida pelo fígado. Cerca de 70% o ferro transportado vai ser incorporado na hemoglobina dos glóbulos vermelhos (ou eritrócitos). Grande parte do restante ferro é armazenado como ferritina ou como hemosiderina, enquanto que pequenas quantidades são utilizadas para produzir outras proteínas como a mioglobina e algumas enzimas.
Os testes do ferro avaliam a quantidade de ferro no organismo pela determinação de várias substâncias no sangue. Estes testes são normalmente solicitados em simultâneo e os seus resultados apreciados em conjunto de forma a auxiliarem no diagnóstico ou monitorização de deficiência ou excesso de ferro.
A deficiência de ferro pode ocorrer por aporte insuficiente, absorção inadequada, ou por necessidades acrescidas como durante a gravidez, ou nas situações de hemorragia aguda ou crónica. A sobrecarga de ferro pode ser aguda ou crónica. A intoxicação aguda pode ocorrer sobretudo em crianças como consequência da ingestão de comprimidos e ferro. A sobrecarga crónica pode acontecer como o resultado de aporte excessivo, hemocromatose, múltiplas transfusões de sangue ou outras condições.
Como se obtém a amostra para análise?
A amostra de sangue é colhida de uma veia do antebraço
Existe alguma preparação necessária para garantir a qualidade da amostra?
Para alguns testes de estudo do ferro poderá ser necessário jejum de 12 horas, apenas podendo beber água.