O que vai ser analisado?

O ferro é necessário para ajudar a formar números adequados de glóbulos vermelhos normais, que transportam oxigénio para o organismo. O ferro é uma parte da hemoglobina, a proteína nos glóbulos vermelhos que leva oxigénio aos pulmões e liberta-o quando o sangue circula para outras partes do corpo. Os níveis baixos de ferro podem conduzir a anemia, na qual o corpo não tem glóbulos vermelhos suficientes. Outras condições podem fazer com que demasiado ferro se acumule no organismo. Esta situação pode provocar lesões em vários órgãos, incluindo o fígado, coração e pâncreas.

 

O ferro é absorvido a partir dos alimentos e transportado pelo organismo pela transferrina, proteína produzida pelo fígado. Cerca de 70% o ferro transportado vai ser incorporado na hemoglobina dos glóbulos vermelhos (ou eritrócitos). Grande parte do restante ferro é armazenado como ferritina ou como hemosiderina, enquanto que pequenas quantidades são utilizadas para produzir outras proteínas como a mioglobina e algumas enzimas.

 

Os testes do ferro avaliam a quantidade de ferro no organismo pela determinação de várias substâncias no sangue. Estes testes são normalmente solicitados em simultâneo e os seus resultados apreciados em conjunto de forma a auxiliarem no diagnóstico ou monitorização de deficiência ou excesso de ferro.

 

A deficiência de ferro pode ocorrer por aporte insuficiente, absorção inadequada, ou por necessidades acrescidas como durante a gravidez, ou nas situações de hemorragia aguda ou crónica. A sobrecarga de ferro pode ser aguda ou crónica. A intoxicação aguda pode ocorrer sobretudo em crianças como consequência da ingestão de comprimidos e ferro. A sobrecarga crónica pode acontecer como o resultado de aporte excessivo, hemocromatose, múltiplas transfusões de sangue ou outras condições.

 

Como se obtém a amostra para análise?

A amostra de sangue é colhida de uma veia do antebraço

 

Existe alguma preparação necessária para garantir a qualidade da amostra?

Para alguns testes de estudo do ferro poderá ser necessário jejum de 12 horas, apenas podendo beber água.

 


Última data modificada 28.09.2010

Nós aderimos aos princípios da charte HONcode da Fondation HON Nós aderimos aos princípios da carta HONcode.
Verifique aqui.