Lidar com a Ansiedade, o Desconforto e a Dor da Análise

 

Compreender as suas análises
Quando lhe é solicitado que faça um exame, deve saber porque é que o mesmo necessita ser feito, como será feito e o que é que o médico espera ficar a saber com este. Eis algumas boas perguntas que pode fazer:

  • Porque é que este exame precisa ser feito? Como é que este pode mudar o curso do meu tratamento?
  • O que é que (o paciente ou o prestador de cuidados) precisa saber ou fazer antes do exame?
  • Que acontece durante e após o exame?
  • Qual será o grau de dor ou de desconforto causado pelo exame? Quais são os riscos?
  • Quanto tempo demorará o exame? Quando é que os resultados estarão disponíveis?
  • Onde precisa dirigir-se para realizar o exame? Há algum momento “melhor” para marcar o exame?
  • O que são resultados normais? Qual o significado de um resultado anormal?
  • Quais os factores que podem afectar os resultados?
  • Qual poderá ser a próxima acção, após o exame?

O seu médico ou enfermeiro são quem melhor lhe pode responder. Não importa quão curtas possam ser as respostas, fazer perguntas ao seu médico, ao assistente do médico ou enfermeiro poderá dar-lhe a resposta mais específica para a sua situação. Depois de os ouvir poderá obter mais pormenores junto de uma fonte de informação publicada.

Claro que as restrições de tempo, o seu à vontade para fazer perguntas ao seu médico ou o simples esquecimento de fazer as perguntas mais importantes irá levar muitos pacientes a procurarem esta informação noutros lugares. Felizmente, há muitas outras fontes a que se pode recorrer.

O técnico médico pode responder a questões sobre o modo como a amostra é recolhida; esta pessoa pode, porém, não ter os conhecimentos para responder totalmente às suas dúvidas sobre para que serve o exame, qual é a interpretação dos resultados e o que acontece a seguir. Como muitos pacientes colocam estas questões durante a recolha da amostra, algumas instalações têm disponíveis livros sobre exames médicos para que o pessoal possa dar uma resposta rápida ou permitir-lhe procurá-la. Não hesite em perguntar quais os recursos que lhe estão disponíveis, quer junto do consultório do seu médico quer no centro de análises.

Outras fontes de informação, como esta página de Internet, estão disponíveis online, tal como uma série de serviços gratuitos. Um serviço muito bom disponível ao público em geral é fornecido pela ASCLS, um dos parceiros que apoia Análises Laboratoriais Online. Este serviço permite-lhe colocar, num ambiente seguro e privado, questões gerais, bem como questões mais específicas às suas circunstâncias pessoais.


Última data modificada 25.05.2010

Nós aderimos aos princípios da charte HONcode da Fondation HON Nós aderimos aos princípios da carta HONcode.
Verifique aqui.