Lidar com a Ansiedade, o Desconforto e a Dor da Análise

 

Não foi assim tão mau, pois não?
Muitos dos exames que o seu médico solicita para si são menos intrusivos e mais confortáveis que os antigos e menos rigorosos exames que vieram substituir. Uma simples análise sanguínea, por exemplo, é frequentemente preferida face a um exame rectal de toque para despistar o cancro da próstata. Muitas das pessoas que tomam o fármaco coumadina podem ser agora acompanhadas com um teste de vareta protrombina em vez de serem repetidamente submetidas a punções venosas; contagens sanguíneas e de plaquetas completas também podem ser obtidas com uma vareta. Uma série de equipamentos de recolha de espécimen foi, igualmente, concebida tendo em consideração o conforto do paciente. Muitas pessoas com veias pequenas, com cicatrizes ou de acesso difícil, por exemplo, têm experiências mais positivas quando se usa uma agulha tipo borboleta.

Não hesite em pedir uma alteração ou uma abordagem diferente que se adeqúe melhor às suas necessidades. Pode esperar que os profissionais de saúde responsáveis pela recolha da amostra tenham sido formados para serem sensíveis às necessidades de pacientes apreensivos e de pessoas com necessidades especiais. Eles possuem algumas estratégias comprovadas para o ajudar e estão habitualmente disponíveis para o ouvir para determinar o que funcionará melhor em determinada situação.

Compreender o que irá acontecer, comunicar as suas necessidades aos profissionais dos cuidados de saúde que o assistem, usar técnicas simples de descontracção e saber como tratar de qualquer pequena dor física irá ajudar o indivíduo apreensivo a ficar mais confortável e preparado para um exame médico. Agora, da próxima vez que o seu médico pedir alguns “exames de rotina” pode retirar conforto de conhecer a rotina.


Última data modificada 25.05.2010

Nós aderimos aos princípios da charte HONcode da Fondation HON Nós aderimos aos princípios da carta HONcode.
Verifique aqui.