Qual o significado do resultado da minha análise ficar fora do intervalo de referência?


Com base nas leis da probabilidade, 1 em cada 20 (ou 5%) das determinações ficarão fora do intervalo de referência estabelecido, por isso um único valor de análise poderá não significar nada de importante. Geralmente, o valor da análise é apenas ligeiramente superior ou inferior ao intervalo de referência. Para colocar isto em maior perspectiva: Se um médico lhe fizer 20 análises há uma boa possibilidade de um resultado ficar fora de um intervalo de referência, apesar do facto de se encontrar saudável.

Claro que o resultado pode indicar um problema. A primeira coisa que o seu médico provavelmente fará será repetir o teste. Talvez o analito medido estivesse elevado nesse dia por uma das razões supramencionadas ou talvez algo tenha interferido com a amostra (o espécimen de sangue não foi refrigerado ou o soro não foi separado das células vermelhas ou foi exposto ao calor).

Os laboratórios irão, geralmente, reportar as conclusões com base na idade e no sexo e deixar que o médico interprete os resultados com base em factores como a dieta, o nível de actividade ou os medicamentos tomados.

Caso saiba de qualquer circunstância especial que possa afectar uma análise, refira-a ao seu médico; não presuma que o médico pensou em todas as circunstâncias possíveis.


Última data modificada 25.05.2010

Nós aderimos aos princípios da charte HONcode da Fondation HON Nós aderimos aos princípios da carta HONcode.
Verifique aqui.