Dicas para ajudar os idosos nas respectivas análises médicas


Aquilo que parece uma simples análise médica a um adulto médio pode ser consideravelmente mais desafiante para uma pessoa idosa, cuja saúde é mais frágil. Eis algumas razões pelas quais se devem ter cuidados acrescidos quando uma pessoa idosa precisa de análises médicas.  


Este artigo faz parte de uma série de artigos que oferecem dicas para a realização de exames médicos. Para mais informação que poderá ser de valor consulte os artigos sobre Lidar com a Dor, Desconforto e Ansiedade dos Exames, Exames Comuns, Dicas sobre Análises ao Sangue e Dicas para Ajudar as Crianças nos Respectivos Exames Médicos.


  • Os idosos são mais propensos a terem dificuldades de visão, audição e cognitivas que dificultam o seguimento das instruções ou a compreensão do que deve acontecer para que o espécimen seja devidamente recolhido.
  • As pessoas mais velhas têm mais problemas de equilíbrio e mobilidade, problemas que podem tornar a recolha de amostras fisicamente mais difícil ou mais perigosa de realizar.
  • Mesmo uma análise ao sangue pode ser mais difícil porque a pele é mais fina, o tecido subcutâneo é menos resistente e as veias são mais frágeis e têm mais tendência a rasgarem quando perfuradas. A pessoa pode preferir um determinado técnico que as trate bem.
  • Para uma pessoa que sofra de demência, mesmo o mais simples processo de recolha de uma amostra pode ser traumático e desencadear no paciente uma reacção catastrófica. Neste caso, a necessidade de realizar os exames deve ser ainda mais cuidadosamente escrutinada.
  • Além de todos os desafios físicos e emocionais, constrangimentos financeiros e de pormenor podem impedir uma pessoa idosa de se submeter a um exame que possa fazer uma diferença significativa nos cuidados de saúde e na qualidade de vida da pessoa em causa.
    Se a realização de exames é um fardo para alguém que conhece, fale com o médico sobre a situação. “Discuta sempre o porquê da necessidade do exame e como é que este irá afectar o tratamento corrente ou alterar o curso da terapia”, salienta a geriatra Rebecca Elon, MD, MPH, Directora Clínica do North Arundel Senior Care, Severna Park, Maryland. Assegure-se que qualquer exame solicitado irá fornecer informação necessária ao processo de decisão clínica. Seguem-se sugestões para ajudar pacientes idosos através de algumas questões práticas da recolha de amostras para análise.

Última data modificada 08.03.2010

Nós aderimos aos princípios da charte HONcode da Fondation HON Nós aderimos aos princípios da carta HONcode.
Verifique aqui.