Coloração de Gram

Também Conhecido como: Técnica de Gram
Nome formal: Coloração de GramGram Stain
Testes relacionados: Susceptiblity Testing



O que vai ser analisado?

A coloração de Gram (nome atribuído em homenagem ao seu inventor, Hans Christian Gram), é um teste laboratorial usado para detetar a presença de microrganismos, principalmente bactérias, numa amostra retirada do foco de infeção. Este teste determina, de forma relativamente rápida, a estirpe bacteriana presente na amostra. Numa coloração de Gram a amostra é fixada a uma lâmina de vidro e deixada a secar. É aplicada então à lâmina uma coloração especial e, em seguida, observa-se ao microscópio. Qualquer bactéria presente é caracterizada ao microscópio devido à sua cor e à sua forma:

· Cor– bactérias podem ser “gram ­positivas” (cor púrpura) ou “gram negativas” (cor rosa);

·  Forma– as formas redonda (cocos) e bastonetes (bacilos) são as mais comuns.

 

Informação adicional pode ser obtida pela observação da disposição das bactérias na lâmina, como cocos isolados, em pares, em grupos de quatro, em cacho ou em cadeias e os bacilos o serem grossos, finos, curtos, longos ou com esporos numa extremidade. Qualquer bactéria que esteja presente nos glóbulos brancos (intracelularmente) será também detetada. Através da coloração de Gram, tanto a cor como a forma das bactérias fornece indicações da possível causa da infeção. Entre os cocos gram-positivos inclui-se o Estafilococos aureus, bactéria associada às infecções por estafilococos.A Escherichia coli, bactéria causadora de muitas das infecções do tracto urinário, é um exemplo de uma bactéria gram-negativa. Os fungos(sob a forma de leveduras ou bolores) poderão também ser identificados por meio da coloração de Gram. Os vírus, contudo, não podem ser visualizados através desta coloração.   

 

Como se obtém a amostra para análise?

Poderão ser recolhidas diferentes tipos de amostras para análise por coloração de Gram. Algumas amostras são colhidas usando-se uma zaragatoa estéril de forma a obter-se um exsudato ou células do local suspeito de infeção. Amostras de urina ou de saliva, poderão ser recolhidas em recipientes estéreis. Alguns fluidos corporais podem também ser colectados através de agulhas e seringas. Poderá usar-se uma zaragatoa para coletar uma amostra de bactérias isoladas numa cultura bacteriana.

 

Existe algum teste de preparação necessário para garantir a qualidade da amostra?

Não é necessário nenhum teste de preparação.




Última data modificada04.02.2014

Nós aderimos aos princípios da charte HONcode da Fondation HON Nós aderimos aos princípios da carta HONcode.
Verifique aqui.