“A sua análise está fora do intervalo normal”, diz-lhe o seu médico enquanto lhe entrega uma folha de papel com um conjunto de resultados, números numa página. O seu coração começa a acelerar com medo de que esteja realmente doente. Mas o que significa esta frase “fora do intervalo normal”? É razão para preocupações? Uma resposta curta é que um resultado fora do intervalo normal é um sinal de que é necessário investigar melhor.

Os resultados de análises – todos os dados médicos – só podem ser compreendidos quando todas as peças se juntam. Veja o exemplo de um dos mais básicos indicadores médicos – a frequência cardíaca. Pode medir agora mesmo a sua frequência cardíaca em repouso colocando os dedos no pulso e contando as pulsações durante um minuto. A maioria das pessoas sabe que a frequência cardíaca “média” é de cerca de 70 pulsações por minuto. Como se sabe o que é uma frequência cardíaca "normal"? Sabemos isto com base na medição da pulsação de milhões de pessoas ao longo do tempo.

Provavelmente também saberá que se correr regularmente, ou estiver em boa forma física devido à prática de desporto, a sua frequência cardíaca poderá ser significativamente mais baixa – portanto uma frequência cardíaca de 55 também pode ser “normal”. Digamos que subiu um monte, a sua frequência cardíaca é agora de 120 pulsações por minuto. Isso seria elevado para um coração em repouso, mas “normal” para a frequência durante este tipo de actividade.

A sua frequência cardíaca, como qualquer outra observação médica, deve ser considerada num contexto. Sem o contexto apropriado, qualquer observação ou resultado de análises não tem significado. Para compreender o que é normal para si, o seu médico tem de saber qual é a frequência cardíaca normal para a maioria das restantes pessoas da sua idade e qual a actividade que fez no momento - ou pouco antes - de medir a sua frequência cardíaca.

A interpretação de qualquer análise clínica laboratorial envolve um importante conceito de comparação dos resultados do paciente com o “intervalo de referência” da análise. (É, também, comummente referido como “intervalo normal”, mas actualmente intervalo de referência é considerado um termo mais descritivo por razões que são explicadas na página seguinte.)

 


Última data modificada 25.05.2010

Nós aderimos aos princípios da charte HONcode da Fondation HON Nós aderimos aos princípios da carta HONcode.
Verifique aqui.