Outros factores que afectam os resultados de análises

Os laboratórios fazem, geralmente, acompanhar os resultados das suas análises por um intervalo de referência definido para a sua idade e sexo. O seu médico ainda terá de interpretar os resultados com base no conhecimento do seu caso particular, incluindo eventuais medicamentos ou remédios herbáticos que possa tomar. Uma pletora de factores adicionais pode afectar os resultados de análises: a ingestão de cafeína, tabaco, álcool e vitamina C; a sua dieta (vegetariana versus carnívora); stress ou ansiedade; ou uma gravidez. Até a sua postura quando a amostra é recolhida pode afectar alguns resultados, tal como um recente esforço físico. Por exemplo, os níveis de albumina e cálcio podem aumentar quando se muda de uma posição deitada para levantada.

Factores tão exóticos como ocupação, altitude e distância do mar podem reconhecidamente afectar os resultados. O exercício regular pode também afectar os valores - particularmente os níveis de creatinaquinase (CK), aspartato aminotransferase (AST) e lactato desidrogenase (LDH) aumentam. Adicionalmente, a testosterona, a hormona luteinizante (LH) e os níveis de plaquetas sanguíneas podem aumentar em pessoas que participam em meses e anos de exercícios de resistência, como atletismo e levantamento de pesos.

Todas estas considerações sublinham a importância da recolha de amostras sangue ou de urina de modo normalizado para a realização e interpretação de análises laboratoriais (e testes domésticos, também). É importante que cumpra as instruções do médico ao preparar-se para as análises, como fazer a recolha de sangue de manhã cedo, em jejum. Este cumprimento torna a sua amostra o mais parecida possível com as outras; mantêm-no dentro dos parâmetros do seu grupo de referência.


Última data modificada 25.05.2010

Nós aderimos aos princípios da charte HONcode da Fondation HON Nós aderimos aos princípios da carta HONcode.
Verifique aqui.