Efeitos da Idade e do Sexo

 

Para muitas análises não há um único intervalo de referência que se aplique a toda a gente porque os testes realizados podem ser afectados pela idade e pelo sexo do paciente, bem como por várias outras considerações.

A fosfatase alcalina é uma enzima que se encontra nas células que produz osso, por isso a sua concentração no organismo aumenta em proporção com a produção de novas células ósseas. Numa criança ou adolescente, um elevado nível de fosfatase alcalina não só é normal como desejável – a criança irá desenvolver ossos fortes. Mas esses mesmos níveis encontrados num adulto são sinal de problemas - osteoporose, doença óssea metastática (crescimento extraordinário dos ossos associado a tumores) ou outras doenças. Portanto, a experiência da análise a um grande número de pessoas levou a diferentes intervalos de referência por grupo etário.

A hemoglobina e o hematócrito (uma medida de células vermelhas do sangue) recuam no âmbito do processo natural de envelhecimento.

O sexo do paciente é outra consideração importante para várias análises:

  • A creatinina é produzida como um subproduto natural da actividade muscular que é depois removida da corrente sanguínea pelos rins. É frequentemente medida como indicador do bom funcionamento dos rins. Como os homens têm mais massa muscular que as mulheres, o intervalo de referência para os homens é superior ao das mulheres.
  • A forma da enzima creatinaquinase denominada CK-MB apresenta uma situação semelhante. Esta é libertada para a corrente sanguínea por músculos lesionados e um elevado nível de CK-MB indica lesões no músculo cardíaco, por isso esta enzima é utilizada para diagnosticar ataques cardíacos. Devido à sua maior massa muscular, os homens tendem a ter níveis mais elevados de CK. Quando a análise começou a ser usada, muitas mulheres mais velhas exibiam níveis consideravelmente mais baixos de CK-MB e, como tal, não ultrapassavam o limiar definido como indicador de um ataque cardíaco, pelo que os ataques cardíacos passavam frequentemente despercebidos neste grupo etário de mulheres.

Ainda noutro exemplo, a perda de sangue através da menstruação pode provocar uma baixa nos níveis de hemoglobina e hematócrito nas mulheres pré-menopausa. Estes são exemplos de análises com intervalos de referência definidos tanto para idade como para sexo.


Última data modificada 25.05.2010

Nós aderimos aos princípios da charte HONcode da Fondation HON Nós aderimos aos princípios da carta HONcode.
Verifique aqui.