Idade e sexo
Efeitos da Idade e do Sexo
Para muitas análises não há um único intervalo de referência que se aplique a toda a gente porque os testes realizados podem ser afectados pela idade e pelo sexo do paciente, bem como por várias outras considerações.
A fosfatase alcalina é uma enzima que se encontra nas células que produz osso, por isso a sua concentração no organismo aumenta em proporção com a produção de novas células ósseas. Numa criança ou adolescente, um elevado nível de fosfatase alcalina não só é normal como desejável – a criança irá desenvolver ossos fortes. Mas esses mesmos níveis encontrados num adulto são sinal de problemas - osteoporose, doença óssea metastática (crescimento extraordinário dos ossos associado a tumores) ou outras doenças. Portanto, a experiência da análise a um grande número de pessoas levou a diferentes intervalos de referência por grupo etário.
A hemoglobina e o hematócrito (uma medida de células vermelhas do sangue) recuam no âmbito do processo natural de envelhecimento.
O sexo do paciente é outra consideração importante para várias análises:
- A creatinina é produzida como um subproduto natural da actividade muscular que é depois removida da corrente sanguínea pelos rins. É frequentemente medida como indicador do bom funcionamento dos rins. Como os homens têm mais massa muscular que as mulheres, o intervalo de referência para os homens é superior ao das mulheres.
- A forma da enzima creatinaquinase denominada CK-MB apresenta uma situação semelhante. Esta é libertada para a corrente sanguínea por músculos lesionados e um elevado nível de CK-MB indica lesões no músculo cardíaco, por isso esta enzima é utilizada para diagnosticar ataques cardíacos. Devido à sua maior massa muscular, os homens tendem a ter níveis mais elevados de CK. Quando a análise começou a ser usada, muitas mulheres mais velhas exibiam níveis consideravelmente mais baixos de CK-MB e, como tal, não ultrapassavam o limiar definido como indicador de um ataque cardíaco, pelo que os ataques cardíacos passavam frequentemente despercebidos neste grupo etário de mulheres.
Ainda noutro exemplo, a perda de sangue através da menstruação pode provocar uma baixa nos níveis de hemoglobina e hematócrito nas mulheres pré-menopausa. Estes são exemplos de análises com intervalos de referência definidos tanto para idade como para sexo.