Concepções Erradas Comuns


Há duas principais concepções erradas sobre os resultados de análises e os intervalos de referência:

Mito: “Um resultado anormal é sinal de um verdadeiro problema."

Verdade: Um resultado de uma análise fora do intervalo de referência pode ou não indicar um problema – o único sinal seguro que isto emite é que o seu médico deve investigá-lo mais aprofundadamente. Pode ter um valor anormal e não ter nada de errado, mas o seu médico deverá tentar determinar a causa.

É possível que o seu resultado se encontre entre aqueles 5% de pessoas saudáveis que ficam fora do intervalo de referência estatística. Além disso, há muitas coisas que podem influir no resultado de um teste sem indicarem um problema maior: Um elevado nível de glicemia pode estar relacionado com a dieta e não ser causado por diabetes. Um resultado de lípidos pode estar elevado porque não fez a análise em jejum. Elevadas enzimas hepáticas podem ser o resultado temporário de um abuso de álcool recente e não um sinal de cirrose. Novos medicamentos surgem constantemente no mercado com uma rapidez superior àquela a que os laboratórios conseguem avaliar quais os seus efeitos sobre os resultados de análises. Não é raro que vários destes medicamentos interfiram com algumas análises laboratoriais, dando origem a valores falsamente altos ou baixos.

Provavelmente, o seu médico irá querer repetir a análise. Alguns resultados anormais podem desaparecer só por si, especialmente se estiverem na margem do intervalo de referência. O seu médico irá, igualmente, procurar explicações para um resultado anormal, como os supramencionados. Um ponto-chave a que o seu médico deverá responder é a que distância do intervalo de referência se encontra o resultado?

Se estas investigações apontarem para um problema, então o seu médico irá responder-lhe. Mas existem muito poucas questões médicas que possam ser respondidas por uma única análise.

Mito: “Se todos os resultados das minhas análises são normais, não tenho nada com que me preocupar."

Verdade: É certamente um bom sinal, mas é apenas um conjunto de análises e não uma garantia. Há uma grande sobreposição entre resultados de pessoas saudáveis e de pessoas doentes, por isso há ainda uma pequena possibilidade de existir um problema não detectado. Tal como os resultados de algumas pessoas saudáveis recaem fora do intervalo de referência, os resultados de análises laboratoriais de algumas pessoas doentes também recaem dentro do intervalo de referência.

Se está a tentar seguir um estilo de vida saudável, assuma isto como um bom sinal e mantenha-se nessa via. Mas se está envolvido em comportamentos de alto risco, como o abuso de álcool ou drogas ou uma má dieta, isso apenas indica “até aqui tudo bem” e as potenciais consequências ainda não o afectaram. Um bom resultado de uma análise não é uma licença para um estilo de vida pouco saudável.

Se anteriormente os resultados das suas análises foram anormais, resultados normais constituem certamente boas notícias. Mas o seu médico poderá querer realizar análises de acompanhamento alguns meses mais tarde para garantir que se mantém no bom caminho e para documentar quaisquer tendências.


Última data modificada 25.05.2010

Nós aderimos aos princípios da charte HONcode da Fondation HON Nós aderimos aos princípios da carta HONcode.
Verifique aqui.