Porque é que esta página de Internet não inclui intervalos de referência?


Com toda esta conversa sobre intervalos de referência, poderá reparar que muito poucos estão incluídos nesta página de Internet. São várias as razões pelas quais optámos por não os incluir:

<!--[if !supportLists]--> 1.    <!--[endif]--> Há apenas alguns analitos, como o colesterol, a glicose e o antigénio específico da próstata, que foram normalizados a nível nacional. Para estas poucas análises foi feito um grande esforço para uniformizar todos os métodos de ensaio laboratorial e formatos de relatórios. Apresentámos os objectivos publicados para estes testes. Estes números truncados são diferentes dos intervalos de referência na medida em que reflectem pontos de decisão clínicos em vez de intervalos estatisticamente “normais”.

Para a maioria dos outros analitos, os intervalos de referência são específicos ao laboratório que produz os resultados das análises. Laboratórios diferentes utilizam diferentes tipos de equipamento e diferentes tipos de métodos de teste. Isso significa que estes têm de definir os seus próprios intervalos de referência e irão fornecer o resultado das suas análises acompanhado por um intervalo de referência. Deste modo, o paciente e o médico devem aplicar o intervalo de referência fornecido pelo laboratório que realiza as análises e não um intervalo de referência teórico ou ideal retirado de algum livro.

<!--[if !supportLists]--> 2.    <!--[endif]--> Há uma falta de uniformidade entre laboratórios nas unidades usadas para apresentar muitos resultados de análises, tanto a nível nacional como internacional. Os laboratórios dos EUA usam, habitualmente, “unidades convencionais”, enquanto os laboratórios da Europa e de outras regiões usam unidade do “sistema internacional”, ou SI. Por exemplo, o intervalo de referência de ferro numa amostra em unidades convencionais poderá ser 400-1600 µg/L (microgramas por litro) enquanto em unidades SI será 7.16-28.6 µmol/L (micromoles por litro). Se as unidades reportadas pelo seu laboratório forem diferentes das unidades usadas nesta página de Internet para definir intervalos de referência, isso poderia ser fonte de grande confusão e preocupação. Se for este o caso, deverá falar com o seu médico.

<!--[if !supportLists]--> 3.    <!--[endif]--> Queremos que esteja informado, mas não pretendemos substituir a comunicação com o seu médico. Queremos que compreenda para que serve a análise, mas como não podemos estar a par de todos os factores que podem afectar os resultados das suas análises não os podemos interpretar sem mais informação. Se precisar de mais explicações sobre os seus resultados deverá falar com o seu médico.


Última data modificada 25.05.2010

Nós aderimos aos princípios da charte HONcode da Fondation HON Nós aderimos aos princípios da carta HONcode.
Verifique aqui.